terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O Motivo

Oi.


Então, meu nome é Celina.


Eu não gosto desse nome, é muito abrasileirado, queria que fosse Celine, igual aquele filme Antes do Amanhecer, mas enfim...


Não estou aqui para falar do meu nome, bom talvez esteja um pouco, mas não exclusivamente. Estou aqui para falar sobre o fato de eu ter Transtorno de Personalidade Borderline, ou Limítrofe como alguns chamam. Este blog não apenas para falar da doença, mas da convivência com ela, mas como este é um post de introdução seria melhor eu explicar o que é. E como eu não tenho paciência para isso vou copiar e colar:


Borderline é um transtorno de personalidade que traz sérias conseqüências para a pessoa, seus familiares e seus amigos próximos. O termo "fronteiriço" não se refere ao limite entre um estado normal e um psicótico. Ele se refere a uma instabilidade constante de humor.

Não é muito freqüente. Nos USA se considera 2% da população, (mas cuidado, geralmente as estatísticas lá são exageradas). Muito mais freqüente em mulheres do que em homens (por isso a página é escrita no feminino).

Sintomas (claro que nem todas as Borderline tem todos estes sintomas):

  • Medo de abandono: uma necessidade constante, agoniante de nunca se sentirem sozinhas, rejeitadas e sem apoio.
  • Dificuldade de administrar emoções
  • Impulsividade.
  • Instabilidade de humor. As oscilações de humor do DAB ou TAB - Distúrbio ou Transtorno Afetivo Bipolar duram semanas ou meses, mas as Borderline têm oscilações de minutos, horas, dias. Essas oscilações de humor incluem depressões, ataques de ansiedade, irritabilidade, ciúme patológico, hetero- e auto-agressividade. Uma paciente marca a consulta informando que está super deprimida, querendo morrer. No dia seguinte chega à consulta bem humorada, bem vestida, maquiada, vaidosa.
  • Comportamento auto-destrutivo (se machucar, se cortar, se queimar). As portadoras de Borderline dizem que se machucam para satisfazer uma necessidade irresistível de sentir dor. Ou porque a dor no corpo "é melhor que a dor na alma".
  • Tentativas de suicídio, mais freqüentemente as de impulso do que as planejadas.
  • Mudanças de planos profissionais, de círculos de amizade.
  • Problemas de auto-estima. Borderlines se sentem desvalorizadas, incompreendidas, vazias. Não tem uma visão muito objetiva de si mesmos.
  • Muito impulsivas: idealizam pessoas recém conhecidas, se apaixonam e desapaixonam de maneira fulminante.
  • Desenvolvem admiração e desencanto por alguém muito rapidamente.
  • Alta sensibilidade a qualquer sensação de rejeição. Pequenas rejeições provocam grandes tempestades emocionais. Uma pequena viagem de negócios do namorado ou marido pode desencadear uma tempestade emocional completamente desproporcional (acusações de rejeição, de abandono, de não se preocupar com as necessidades dela, de egoísmo, etc.).
  • A mistura de idealização por alguém e a extrema sensibilidade às pequenas rejeições que fazem parte de qualquer relacionamento são a receita ideal para relacionamentos conturbados e instáveis, para rompimentos e estabelecimento imediato de novos relacionamentos com as mesmas idealizações.
  • Mais raramente, episódios psicóticos (se sentirem observadas, perseguidas, gozadas, comentadas).



É isso aí que eu tenho. E é um saco.


Psiquiatras são um saco, falando nisso. Cada um tem a sua teoria, NENHUM diz para mim o diagnóstico. Eles dizem que se ficarem falando nomes de doenças eu vou me sentir rotulada. Sabe o que é pior que se sentir rotulada? Se sentir completamente confusa sobre minha condição. Ainda bem que agora sei de fato o que tenho, mas você acharia que eles me dariam alguma informação extra? NÃO. É só "Entendo... vou te receitar isso e aquilo e aquilo outro, buh-bye".


Sabe o que eu tenho a dizer sobre isso?: Controladores de humor não tem graça nenhuma e ainda te deixam com sono o dia todo. Argh.




19 comentários:

  1. bom celina eu li seu artigo e achei muito interesante, estou fazendo um trabalho para curso de Tecnico de enfermagem, e meu tema do trabalho e a (borderline).
    bom vou estar passando meu msn para voce me add

    bjussss

    kinha_titinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. oi imagino ou pelo menos tento imaginar o quanto é complicado ser diagnosticado, mas o quanto é importante também para que vc de alguma forma consiga amenizar seus conflitos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Celina, achei seu blog de uma forma um tanto.... bom não consegui encontrar a palavra. Eu cancelei há pouco tempo o meu blog do blospot que se chamava "Diário de uma Borderline" e estou com esse que você vê agora (se clicar em meu nome). Passei os textos todos para este novo. Se vc for lá nos textos mais velhos verá. O que fiz foi passar para a teceira pessoa, como se estivesse contando a história de alguém, mas é tudo sobre mim. Principalmente o texto que se chama "Perder-se Também é Caminho" Sou borderline, é claro, já disse. Tomo essas merdar de remédios, sinto muito sono, às vezes não durmo. Faço terapia há quase 7 anos. Descobri há 1 ano que sou border. Mas hoje já me sinto melhor. Tenho meus altos e baixos. Mas já estive muitooooo em baixo, eu diria no inferno, hoje sei quando estou chegando à beira do abismo e trato de me equilibrar na corda bamba da vida. Conheci algumas pessoas, que passavam pelo mesmo problema que eu, através do meu antigo blog e se foi muito bom para ambas as partes. Se você precisar de alguém para te entenda, pra conversar, me manda um comentário lá no meu blog ;)
    Pode ter certeza de que mais do que ninguém eu vou entender =)
    Um beijo,
    Bruna.

    ResponderExcluir
  4. oi Celina....vc não esta basicamente falando sozinha...tem gente sim lendo isso....EU por exemplo....e sempre que posso VEJO e LEIO o seu blog.Minha ex é uma borderline...terminou comigo ...sofro muito com isso...porque a AMO muito..e enquanto estive com ela, e desde que EU DESCOBRI QUE ELA É UMA BORDERLINE, nunca consegui achar uma boa oportunidade para conversar com ela a respeito.....quero e preciso ajuda-la....E digo isso com experiencia de outro relacionamento que tive tambem com uma BORDERLINE....INFELIZMENTE ELA NÃO QUIZ MINHA AJUDA...NÃO ACEITAVA SER UMA BORDERLINE.....2 MESES DEPOIS QUE ELA TERMINOU COMIGO, RECEBI A NOTICIA DE QUE ELA HAVIA SE SUICIDADO........Acho que da pra vc imaginar como é minha vida sentimental desde então...GOSTARIA MUITO , SE VC PUDER E QUISER, QUE ME ESCREVA...PRECISO DE TODA AJUDA POSSIVEL....E SE ALGUÉM MAIS TAMBEM QUE ESTIVER LENDO ISSO, ME ESCREVA.....TROCAR INFORMAÇÕES E EXPERIENCIAS SOBRE ESSE TRANSTORNO É SEMPRE MUITO BOM E CONFORTANTE...
    UM ABRAÇO A VC Celina.
    continue sim a escrever esse seu DIARIO. Pode ter certeza que EU SEMPRE ESTAREI LENDO.
    meu email é: rickgp10@bol.com.br

    Ricardo

    ResponderExcluir
  5. Passei por aqui e li sim seu blog . Você não ta sozinha querida ...
    Acho qe a melhor solução é você tentar se abrir pro mundo ...
    Beijão gata ;D

    Mariana .
    msn:
    yes.mariana@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. acho que tenho esse problema, pois sempre fui esquisitinha, tenho uma necessidade fisiologica de chamar atenção, quando não tenho ninguem para se surpreender com meu comportamento, entro em depressão, nesse periodo tenho desejo de morrer e não me mato por causa que as religiões dizem que os suicidas vão para o inferno, tambem me autoagrido e tomo altas doses de calmantes. minhas crises depressivas são passageiras, mas ha dois anos atras tive a mais longa crise de depressão da minha vida, que começou depois da convivencia com um menino de quatro anos, tinha desejo de morrer e so não me matei por ter medo de ir para o inferno, provocava doenças com intenção de ficar hospitalizada. estava desesperada e quando ia fazer um ano de desgraça, procurei ajuda ao clinico geral, ele receitou antidepressivio e psicoterapia. sai do desepero, sou dependente da atenção do medico e principalmente da psicologa. mesmo em tratamento eu ja fui ao hospital ha tres meses atras por ter tomado dez comprimdos de rivotril, queria ficar internada por alguns dias, mas recebi alta no outro dia. minha mãe é muito malvada, ela me machuca com palavras como;- eu não gosto de você ou você é a desgraça da minha vida, como isso me feri, ela é responsavel por eu ser uma desgraçada, ha tres dias atras eu acordei depressiva e passsei o dia trancada no meu quarto, a e velha imunda entrou no quarto e perguntou se eu queria almoçar, respondi que não ela disse;- perguntei so por perguntar, não estou preoculpada com você, fiquei mais ferida ainda e quando ela saiu do quarto peguei cacos de vidro e fiz cortes no meu braço, não tenho nem o direito de ser doente, como se a culpa fosse minha e não dela. quando me autoagrido, sinto uma sensação de alivio e despois uma angustia por me senti anormal, mas nesse dia foi a primeira vez que me automutilei, foi muito prazeroso ver meu sangue escorrendo pelo braço e caindo no chão e nas roupas de cama, fiquei em euforia, ria sozinha, bati fotos no celular e escrevi versos da musica do legião urbana chamada clarisse que me identifico com ela pretendo fazer isso sempre e ja guardei laminas de prestobarba e cacos de vidro. minha psicologa me encaminhou para psiquiatra, mas consegui so uma consulta em grupo e meu problema não pode ser exposto assim. amo meu pai, ele é fundamental na minha vida assim como o oxigenio que respiro e estou encantada com minha sobrinha de cinco meses, mas queria muito me livrar das demais pessoas da minha casa ou inferno e desejo profundamente ser internada no hospital psiquiatrico, quando eu esse dia chegar não terar mais volta, pois quando eu receber alta, faço um escandalo para não voltar para casa e assim fico por la o resto da vida, arrodeadas de medicos, psicologos, doidos e outros funcionarios e les serão a familia que eu não tive.

    ResponderExcluir
  7. Tenho todos esses sintomas,
    nossa.... como eu ODEIO isso!

    ResponderExcluir
  8. sou border, todo mundo ta louco comigo e eu deixo meu marido e familias desesperados, somos muuuitttoooooo estouradas.... mas valeu, melhor ser border que outras esquisitices da vida... e as vezes acho legal essa certa insanidade nossa, ja fiz tantas loucuras, umas me arfrependi e outras, ufa... foi insano, amei...

    ResponderExcluir
  9. Hey, Celina, boa noite. Ahn... Eu fiquei um tanto ''o.õ'' com os teus posts e foi essa reação que me fez querer me aproximar de ti. Well... Eu tenho os mesmos sintomas, mas não acho válido ressaltá-los aqui, pois algumas pessoas consideram drama ou pensam que achamos bonito em termos todos estes sintomas, anyway. Embora eu nunca tenha frequentado psiquiatras e ninguém tenha me diagnosticado, eu receio ser levemente inclinada à Borderline - se é que esse lance de ser inclinada à isso existe. Enfim... Eu gostaria que me adicionasse no msn, já que não tenho blog, orkut ou o caralho à quatro. Se importaria? Bom... Caso aceite, meu msn é naousomsnporra@hotmail.com

    Passar bem. Um beijo, dear.

    ResponderExcluir
  10. Celina,
    Boa sorte em tudo! Adorei o blog!
    Se cuida, querida!
    Beijo,
    Bia

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. eu tenho quase 25 anos, e só agora, dp d mais ou menos dez anos de fluoxetina, risperidona, lítio e muitos outros q eu ja esqueci por causa dos benzodiazepínicos me deram o diagnóstico de TPB!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considere-se um privilegiado, pois completo 49 no domingo e só soube recentemente ter o transtorno...Passei uma vida sofrendo me achando uma desajustada social, a 3 anos me tratam como bipolar e agora descobrem que estava tdo errado!!! Espero que hje vce se encontre melhor, pois só agora observei a data...bjos.

      Excluir
  13. Oi! Tenho 49(faço niver dom) anos e sempre fui tratada como bipolar. Como leio muito e me observo idem, sabi que tinha algo mais, porém não sabia o que, até que num programa recente(reprise) na madruga,a Psiquiatra Ana Beatriz estava falando sobre os Borderline(eu nunca tinha escutado), e me chamou a atenção o assunto...lápis e caneta na mão, anotei tudo...e, BINGO! Eu estava certa! Sou apenas borderline! Comecei a entender uma série de coisas e estou começando a melhorar só em saber...pois, passei a me culpar menos e me policiar mais. Estou indo na psicóloga 2 vzes na semana e já estou sentindo melhoras. Qdo olho para trás, lastimo não ter sabido antes! Qto tempo perdi, qta burrada eu fiz por pensar que eu tinha uma personalidade desajustada e era "doidinha"...Nossa! Pena que o tempo não volta...enfim, já estou cansada, mas te desejo muita sorte CELINA. Vc me parece uma menina muito tri!!! bjos.

    ResponderExcluir
  14. sou asim mas e meu jeito de me expressar

    ResponderExcluir
  15. Olá, Celina. Sou borderline, e costumava abraçar essa personalidade, para não rotular de doença, tenho apenas 14 anos e fui diagnosticada ano passado. Hoje, estou na "parte baixa da montanha russa", tenho perdido as esperanças do tratamento dar certo e de ter algum relacionamento na minha vida. Para ter noção, ainda tem a homoafetividade na minha vida. Você está me motivando a fazer um blog também, algo que eu possa expressar isso tudo, e não me sentir tão sozinha.

    Obrigada. E parabéns, você consegue!

    ResponderExcluir
  16. Oi, acho que seu diário não é tão secreto assim.

    ResponderExcluir
  17. Celina ainda esta por aqui?

    ResponderExcluir